
Pode parecer num primeiro momento que está muito fácil para se criticar o modus operandi da forma capitalista e neoliberal da economia norte americana funcionar. Bush tem ajudado a tornar isso cada vez mais fácil! E nisso, os Democratas de Obama não podem questionar. Bush é um sucesso!!!!
Paul Robin Krugman, economista de 55 anos nascido em Nova Iorque em 1953 sempre soube disso. Autor ou editor de 20 livros e mais de 200 artigos em publicações especializadas e compilações e tem uma coluna bissemanal no jornal americano New York Times onde tem apresentado várias críticas à administração de George W. Bush, nomeadamente à política interna e externa. Neste último dia 13/10 algo que ele classificou como "engraçado" lhe aconteceu. Recebeu o Nobel de Economia* em reconhecimento aos seus trabalhos na elaboração de novas teorias economicas integrando estudos sobre trocas comerciais e a geografia economica. A tese do economista parte do princípio de que muitos bens e serviços podem ser barateados quando produzidos em larga escala. Ele procura esclarecer por que o comércio internacional é dominado por países que não apenas têm condições econômicas similares, como também comercializam produtos semelhantes. Krugman já criticou a administração do presidente americano, George W. Bush, dizendo que suas políticas levaram à atual crise financeira mundial. Com esse prêmio ele embolsou a irrisória soma de 1 Milhão de Euros....
* Embora muitos digam o contrário, não existe um prêmio Nobel de Economia, e sim uma menção por trabalhos no campo da economia feita em memória a Alfred Nobel. A Nobelprize.org originalmente destaca prêmios nas áreas da Química, Física, Literatura, Paz e Fisiologia ou Medicina.