quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sem muito "esforço"...

Pode parecer num primeiro momento que está muito fácil para se criticar o modus operandi da forma capitalista e neoliberal da economia norte americana funcionar. Bush tem ajudado a tornar isso cada vez mais fácil! E nisso, os Democratas de Obama não podem questionar. Bush é um sucesso!!!!
Paul Robin Krugman, economista de 55 anos nascido em Nova Iorque em 1953 sempre soube disso. Autor ou editor de 20 livros e mais de 200 artigos em publicações especializadas e compilações e tem uma coluna bissemanal no jornal americano New York Times onde tem apresentado várias críticas à administração de George W. Bush, nomeadamente à política interna e externa. Neste último dia 13/10 algo que ele classificou como "engraçado" lhe aconteceu. Recebeu o Nobel de Economia* em reconhecimento aos seus trabalhos  na elaboração de novas teorias economicas integrando estudos sobre trocas comerciais e a geografia economicaA tese do economista parte do princípio de que muitos bens e serviços podem ser barateados quando produzidos em larga escala. Ele procura esclarecer por que o comércio internacional é dominado por países que não apenas têm condições econômicas similares, como também comercializam produtos semelhantes. Krugman já criticou a administração do presidente americano, George W. Bush, dizendo que suas políticas levaram à atual crise financeira mundial. Com esse prêmio ele embolsou a irrisória soma de 1 Milhão de Euros....

* Embora muitos digam o contrário, não existe um prêmio Nobel de Economia, e sim uma menção por trabalhos no campo da economia feita em memória a Alfred Nobel. A Nobelprize.org originalmente destaca prêmios nas áreas da Química, Física, Literatura, Paz e Fisiologia ou Medicina.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Futebol em números....


As maiores torcidas 

por EQUIPE DE PRIMEIRA08h15

A nova edição da Revista Placar traz uma pesquisa com o tamanho das torcidas brasileiras. Algumas surpresas e novas tendências aparecem no estudo da TNS Sports, empresa inglesa que pesquisou 13 capitais brasileiras.

A pesquisa tem um foco diferente: todos os números foram colhidos de torcedores que REALMENTE gostam de futebol. Entre as 64 perguntas que cada pesquisado teve de responder, a principal era se o entrevistado acompanha e consome futebol. Por isso os números são expressivos. Afinal, trata-se de um público consumidor.

Os maiores times do Brasil (21 ao todo) ocupam a preferência de 74,81% dos fãs da bola. A Seleção (sim, tem gente que torce só para o Brasil) e os demais clubes dividem a parcela restante. O glorioso Londrina, por exemplo.

Como já era de se esperar, o Flamengo segue com a maior torcida do País, com 15,34% da preferência. Mas o Corinthians colou. Os paulistas já tem 14,83%. Mesmo na crise, o Timão cresce. Aliás, crsceu nos últimos anos, com Tevez & cia. Mas quem cresce mesmo é o virtual pentacampeão brasileiro. O São Paulo, que vive o segundo "boom" da história (a Era Telê foi o primeiro), tem 11,89%. Me lembro de uma entrevista do ex-presidente do Tricolor paulista, Marcelo Portugal Gouvêa, dizendo que em 10 anos o projeto sampaulino é de ocupar o posto de maior torcida do Brasil. Pelas conquista e ações de marketing (lembram-se da parceria com a Disney?) o São Paulo caminha a passos largos para tanto, com a ajuda de Fla e Corinthians.

Depois de anos doutrinados pelo rádio carioca, os torcedores, que se acostumaram a ver mais o futebol de SP pela TV, já preferem os bandeirantes aos cariocas. Por isso, o Palmeiras tem a quarta torcida do País (8,58%), à frente do Vasco (4,47%), que por sua vez está à frente do Santos (3,8%).

A resistência fora do eixo começa com a dupla mineira. Mesmo que por uma diferença apertada, a pesquisa quebra a imagem de que o Atlético-MG tem a maior torcida das Alterosas. O Cruzeiro lidera, com 3,38%. O Galo tem 3,04%. Depois, seguem Botafogo (2,12%) e Fluminense (1,66%), também mudando a imagem de que o Fogão é o menor dos cariocas.

O Grêmio tem a maior torcida entre os clubes do Sul do Brasil. O Tricolor gaúcho ficou com 1,19% das indicações. O crescimento do Furacão nos últimos anos fez com que o Atlético ultrapassasse o Inter e ocupasse o segundo posto da região, com 0,62%. Porém, nacionalmente, entre Grêmio e Atlético estão o Bahia, maior do Nordeste (0,77%) e Sport Recife (0,70%). O Vitória é outro que aparece à frente do Colorado gaúcho. Os rubro-negros soteropolitanos tem 0,57%, pouco à frente do Inter, com 0,55%.

Cinco clubes encerram nacionalmente a lista dos mais citados. Goiás (0,38%), Coritiba (0,35%), Santa Cruz (0,27%), Náutico (0,22%) e Paraná (0,09%) fecham os 21 times.

Cidades

Os resultados por cidades mostram algumas tendências também. Das 13 principais capitais brasileiras, apenas Manaus e Brasília tem um forasteiro na liderança: o Flamengo. De fato, os times amazonenses mal aparecem na pesquisa. O manauara gosta bastante da Seleção, que tem mais torcida que Vasco e São Paulo na cidade. A mesma tendência é vista na capital federal, que tem como destaque a forte presença de torcedores do Atlético-MG: 7%.

Em Belém, quem manda é o Paysandu. O time está à frente do Remo, 34% x 23%. Fortaleza é alvinegra. O Ceará tem 26,3% da torcida local, contra 22,4% do Fortaleza. Em Goiás, fim da lenda de que o Vila Nova tem mais torcida que o Goiás. Os verdes tem 23,7% da preferência local, quase quatro vezes mais que o Vila, com 6,6%. O Tigrão ainda está atrás de São Paulo, Brasil, Palmeiras e Corinthians. Mas ganha do Flamengo.

Recife é rubro-negra. Nada menos que 43% dos fãs de futebol da cidade torcem pelo Sport. O campeão brasileiro de 1987 está bem à frente do Santa Cruz (27,2%) e do Náutico (19,2%). Mesmo assim, o trio domina a preferência, sem muitas citações para os times do eixo. Na vizinha Salvador, dá Bahia: 38%. As decepções tricolores nos últimos tempos permitiram o avanço do Vitória, que já tem 25,3% da preferência.

Atrás do Grêmio no geral, o Inter manda em Porto Alegre. A diferença é pequena: 49,7% à 48,4%. No Rio Grande se constata a menor divisão clubística do país. Apenas 2% dos portoalegrenses não são Inter ou Grêmio. A revista não divulgou como estes 2% estão divididos. Mas, conhecendo os gaúchos, é provável que Juventude, Caxias e a Seleção Uruguaia estejam à frente do Flamengo, por exemplo.

Aquela história de que Santa Catarina é quintal de carioca está desmentida. Pelo menos em Florianópolis. Na ilha, 19,2% dos torcedores são Avaí. O Figueirense, mesmo na Série A, está atrás, com 17,8%. Os cariocas, surpreendentemente, não aparecem na listagem dos mais votados. Depois do Figueira, em Floripa, vêm Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Inter e São Paulo.

Curitiba é atleticana. O Furacão tem 30,8% da torcida na capital do Paraná. A vantagem para o Coritiba, porém, não é tão grande. O Coxa tem 28,7% da torcida. Em terceiro vem o Paraná, bem atrás da dupla Atletiba: 9,8%. Curitiba é, das principais capitais brasileiras, a que mais tem citações de times de fora do Paraná. Na lista divulgada aparecem, depois do Trio de Ferro, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Botafogo, Flamengo e Santos.

O Cruzeiro domina Belo Horizonte, com 42,4% da torcida. Depois, vem o Galo, com 38,4%. Já 19,2% da cidade prefere times de fora - ou o América. Talvez isso explique a derrota dos Mineiros no próprio Estado. Em Minas, a maior torcida é do Flamengo: 19,9%. Depois vem a Raposa (16,6%) e o Atlético local, 13,5%.

O Flamengo vence em Minas e é claro, no Rio. No Estado e na capital. A diferença na Cidade Maravilhosa é menor que no resto do Estado. Na cidade, o Fla tem 48,8%, contra 24,1% do Vasco. O Botafogo tem mais torcida que o Fluminense: 12,2% a 11,9%. No Estado, o Flamengo cresce e o Bacalhau e a dupla Vovô encolhem. Pela ordem: Fla 56,3%, Vasco 22,9%, Botafogo e Fluminense 9,7%.

Para encerrar (ufa!) a análise, São Paulo. O maior Estado brasileiro tem 32,9% de corintianos. O São Paulo tem 25,6% da preferência, seguido do Palmeiras, com 15,3%. O Santos está na cola do Verdão, com 14,5%. Mas justamente por ser o único do quarteto que não é da capital, o Peixe encolhe na cidade de São Paulo. Na paulicéia, dá Corinthians, com 34,8%, São Paulo, 27,7% e Palmeiras,17,7%. O Santos tem somente 5,7% dos torcedores da capital paulista.

Um outro dado interessante da pesquisa está fora do Brasil. Os torcedores do Brasil gostam muito do Campeonato Espanhol. Ronaldinho e cia. são acompanhados por 20% dos torcedores tupiniquins.


sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O Consenso.....


" O único consenso existente entre os economistas é o de que não existe consenso algum"....

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Palomita de Poy


O Futebol é realmente surpreendente. Pobre de quem não o entende e não compreende realmente o seu significado e a sua importância. Escutar de uma pessoa o chavão “Eu não gosto de futebol” é algo no mínimo desanimador e que de imediato me causa uma certa tristeza. Há coisas “dentro das quatro linhas” que vão muito além do esporte e mostram aos céticos o quão poderoso é o Futebol. Agora imaginemos um lance de uma partida, de um jogo desses que podem ser classificados como um lance qualquer, ser comemorado ano após ano por mais de 3 décadas ininterruptas a ponto de ser classificado como o Gol mais comemorado da História? 19 de dezembro de 1971, semifinal do Campeonato Argentino, Estádio Antonio Vespucio Liberti mais conhecido como Monumental de Nuñez. Jogavam pela semifinal do campeonato nacional Newell´s Old Boys x Rosário Central. Clássicos rivais Rosarinos, em uma peleja que valia a vaga na final do campeonato daquele ano. No segundo tempo da partida, Aldo Pedro Poy se adiantou ao zagueiro e fez o gol que levou o Rosário à final e posteriormente ao título do certame. Até aí, um fato normal. Um jogo, uma decisão, um gol, um perdedor e claro um vencedor. O fato novo veio após isso. A “hinchada” de Rosário Central, desde essa data, reúne-se em vários lugares da Argentina e do mundo para reproduzir o famoso gol sobre o maior Rival denominado como o gol “Palomita de Poy” em todo 19 de dezembro. Esse é um fato único no futebol mundial e que levou o gol a ser incluído no Guiness dos Recordes como “O Gol mais comemorado da História”. É como se a comemoração desse momento do esporte nunca tivesse acabado, e para os “hinchas de Rosário” nunca acabou, e nunca, mas nunca diga isso à um de Rosário! Nunca veremos um fato como esse em nenhum outro esporte. Nunca veremos um lance do basquete ser tratado dessa forma. O Vôlei não causa emoção nem perto do que uma partida de futebol pode causar. Algo de místico, de puro, de envolvente e emocionante embrulha o futebol em todos os cantos do mundo. Esse esporte que já até parou um guerra por alguns dias na ocasião de uma partida do Santos de Pelé é um dos maiores inventos e um dos maiores eventos do mundo. Ignorá-lo é algo utópico e que nunca conseguiremos realmente, pois a cada dia percebemos o quão sedutora é essa “caixinha de surpresas” e a riqueza de fatos e acontecimentos perfeitamente acondicionados em “uma partida de 180 minutos”. O maior atrativo, sem sombra de dúvida, em uma partida de futebol é, humildemente, o Futebol!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

O Banqueiro dos pobres


É normal o ser humano idealizar as coisas. É natural do ser humano a projeção ou a idealização de um mundo que ainda não existe. Imagina-se como será o carro do futuro, como será a internet do futuro e como serão as cidades e seu cotidiano. Porém alguém já se perguntou como será o mundo se extrairmos dele algo que já existe? Como seria um mundo sem a pobreza? Alguém já se perguntou a respeito? Muhammad Yunus, economista de Bangladesh, fez essa pergunta a sí mesmo. E foi mais além! Renunciou teoria econômicas muitas vezes ensinadas por ele na Universidade de Dhaka, e promoveu uma das maiores ações de combate a pobreza já observadas na história, criando o Banco Grameen. E qual seria a diferença do Banco Grameen para os bancos tradicionais? A diferença está em seus clientes que resumem-se a mulheres mães de família que vivem abaixo do nível da pobreza, e que não conseguem se desvincular da mão de agiotas, patrões que os tratam como escravos e pessoas que tiram todo o proveito de um mal social como a pobreza. Emprestar dinheiro a mulheres pobres, muitas das quais analfabetas, sem exigir nenhuma garantia em troca pode num primeiro momento parecer algo insensato e fadado ao fracasso, mas o que observa-se é algo impressionante!!!! Aproximadamente 98,85% de recuperação dos recursos disponibilizados para empréstimo, muito superior ao observado por bancos normais, equivalendo a cerca de 7 milhões de pessoas atendidas e com melhora consideravel na sua forma de viver. Mas qual seria o segredo desse sucesso? É simples, o dinheiro é apenas emprestado para pessoas que tenham alguma habilidade pessoal, algum dom nato, alguma atividade que possa efetuar e que acredite possa ganhar dinheiro com ela, ou seja, uma atividade autônoma. Infelizmente, a Teoria Microeconômica tida como aceita, não menciona esse importante evento de inclusão social que é o sustento como atividade autônoma, motivo pelo qual deveria levar a todo economista ver a Teoria Econômica como incompleta e incapaz de resolver todas as situações, ou sequer prevê-las. Yunuz conseguiu, ao disponibilizar quantias mínimas de 10, 15 ou 20 dólares, estabelecer a confiança e a auto-estima em pessoas que se encontravam a margem de qualquer sociedade, fora de qualquer estatística "economicamente ativa", e mostrar que é totalmente possível tornar a pobreza um artefato de museu e algo que um dia já fez parte da humanidade, e não como algo que nos gera indiferença e repudio. Definitivamente ele é o Banqueiro dos Pobres!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A mais bela das estradas!

Esta é uma estrada de Cape Town - South Africa. É conhecida por lá como a mais bela estrada que alguém pode andar de carro. Detalhe, é mão inglesa, venta muito mesmo e a sensação é que sempre vc vai despencar no abismo ou algum rochedo despencará sobre o seu carro. No video minha namorada está filmando e eu dirigindo. Muito bonito o lugar!

Apenas um pensamento triste!

Segundo Discépalo, poeta, compositor, ator e
autor de peças de teatro nascido na Argentina em
1901, o Tango nada mais é do que "Um pensamento triste e solitário que se pode dançar." Isso é verdade, pois muito emocionante e cativante é o som portenho com sua dança agressiva e compassada no passo dois por quatro.
Essa é uma foto de um espetáculo que assistimos dia desses....emoção pura a flor da pele!

By Janio Rodrigues

Em algum lugar na Europa ensinando e aprendendo!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Pois é!...isso mesmo que vc leu....eis que aos 47 minutos do segundo tempo um torcedor do Coxinha iniciou a filmagem daquilo que seria o gol de empate do seu time....mas vejam só o que ele filmou! Literalmente o "filme" saiu pela culatra!

Saudações!

sábado, 19 de janeiro de 2008

South African Baboons

Babuinos são espécies comuns de serem encontradas nas proximidades do Cabo da Boa Esperança na Cidade do Cabo. Nesse vídeo uma grande família desses espertos macacos estão a beira da estrada....em algumas partes da estrada existem "faixas de segurança" aonde deve-se tomar cuidado pois os macacos podem atravessar a rua...e eles atravessam na faixa mesmo, tenho até uma foto disso! No vídeo aparece nosso amigo Jeon, um sul koreano muito engraçado e aparecem minha namorada e eu, que estou dirigindo um carro na famigerada mão inglesa.....dá um nó na cachola no começo, mas em algumas horas normaliza!